Cidade japonesa de Quioto se mobiliza para festas de verão

A cidade japonesa de Quioto, como o resto do Japão, se mobiliza para as festas de verão. A do santuário xintoísta Yasaka é a mais conhecida neste período do ano e dura o mês de julho inteiro.

O local ganha decoração de lanternas, acessas quando começa a anoitecer, e os visitantes passeiam nos arredores. O ponto alto, entretanto, são os desfiles de carros alegóricos que costumam ser puxados, com cordas, por dezenas de homens vestidos com o "yukata" azul e branco (quimono de verão).

Além de ter uma decoração luxuosa, os carros são ocupados por vários músicos que tocam flauta, tambores e sinos japoneses.

Em um único dia, até 30 ou mais alegorias participam da parada na rua principal da cidade, relembrando a Quioto do século 17.

A festa chamada de "Gion Matsuri", nome como o santuário é conhecido popularmente, também se torna uma forma de arrecadar dinheiro para os gastos de manutenção do lugar pelos religiosos: são vendidos amuletos para os turistas para espantar todo tipo de azar.

Antiga capital do Japão, Quioto é uma das metrópoles mais internacionalizadas do arquipélago japonês --ao lado das cidades de Osaka, Tóquio e Yokohama.

Se a tecnologia e a cultura pop marcam a atual capital, Tóquio, Quioto cultiva com fervor a cultura de formação de gueixas, seu cartão-postal.

Lá, elas podem ser vistas nas ruas de dia, o que não acontece muito frequentemente em outros lugares do arquipélago, em atividades corriqueiras como a caminho do mercado ou voltando das aulas que incluem etiqueta, música e dança.

Fonte aqui.

0 comentários:

Postar um comentário