Cuidados com os termos do mercado turístico

Passagem aérea em vôo fretado, traslados, hospedagem em hotel categoria turística-superior, em apartamento STD DBL, regime de meia pensão, city tour e seguro-viagem. Preço por pessoa: US$ 2.500 (adicional CHD: US$ 500). Leia de novo o período acima e responda: quantas palavras, muito comuns em prospectos turísticos, você entendeu? Pois saiba que o não entendimento de termos usados por agências de viagens pode azedar seus sonhos de descanso.

Tudo começa pela passagem aérea. Vôos fretados são feitos em aviões alugados pelas operadoras exclusivamente para transportar seus clientes. Em geral, a tarifa deles é mais baixa - mas a qualidade dos serviços de bordo costuma ser inferior à dos vôos regulares, que são os que as companhias aéreas normalmente oferecem.

Até aí, o entendimento é fácil. É em terra que os clientes passam pelos maiores apuros. A começar pelos traslados. Traslado é, simplemente, o transporte dos passageiros do aeroporto para o hotel e vice-versa. Nunca se esqueça de confirmar, já na chegada, se o traslado de volta está incluído. Pode evitar muita dor de cabeça.

Comida - Outro item que costuma causar confusão é o regime de alimentação oferecido nos pacotes. Em geral, o café da manhã está incluído nas hospedagens - a regra não se aplica nos Estados Unidos, onde a refeição costuma ser cobrada à parte. Meia pensão é quando o pacote inclui, além do café, uma outra refeição, almoço ou jantar. Pensão completa designa que há, pelo menos, café, almoço e jantar incluídos. Nos cruzeiros e em grandes resorts, o número de refeições incluídas por dia pode chegar a seis.

No quesito passeios, a atenção do comprador deve ser redobrada. Os pacotes turísticos, em geral, incluem apenas o city tour, um passeio contemplativo que serve tanto para que os viajantes se planejem para visitas mais detalhadas aos pontos turísticos quanto para que eles se localizem mais rapidamente na cidade. Vale lembrar que esse passeio às vezes é feito durante o traslado de chegada.

Os outros passeios listados nos folhetos turísticos podem ser opcionais. Ou seja, os clientes terão de pagá-los à parte. Na hora da compra do pacote, tire a dúvida. Dentre os passeios opcionais podem constar excursões a atrações e cidades próximas à sede do pacote - por exemplo, o turistas está no Recife e faz uma excursão a Porto de Galinhas. Esse tipo de passeio dura de um a dois dias e tem um tema específico, em geral diferente do da viagem.


Fonte: Portal Terra

Por Guilherme Dorini

0 comentários:

Postar um comentário